No blog Ideias e Negócios, você vai encontrar ideias e dicas de empreendimentos de sucesso para inspirar sua coragem e iniciar seu próprio negócio.
"O sucesso só vem antes do trabalho no dicionário."

Quando o EMPENHO não é tudo para ter BOM DESEMPENHO

"Dedique-se ao máximo e será recompensado." Mas esta ideia pode não funcionar de forma tão simples. E se funcionar, pode também não compensar o tanto quanto você espera.

Observe que desde os tempos de escola, cada um tem um desempenho diferente diante dos desafios. Algumas crianças estudam muito e ainda assim encontram dificuldades para tirar boas notas, enquanto que outras, pouco ou praticamente nada precisam se dedicar ao estudo para terem bons resultados.
O que significa que você poderá doar-se ao máximo a um objetivo, e não ser eficiente, não ter sucesso, e que pode se dedicar menos, com eficiência, e ser recompensado de forma muito mais satisfatória.
O objetivo do que você faz é progredir, não apenas se esforçar.
Citamos o caso de uma confeitaria tradicional do Rio de Janeiro, uma empresa familiar que tinha muitos clientes fiéis, foi lucrativa por mais de quatro décadas.
Nos anos 90, os donos decidiram expandir -oferecer sanduíches e mercadorias variadas, abrir outras lojas e vender tanto no atacado quanto no varejo.
Os sócios passaram a ter um ritmo e uma carga de trabalho que nunca tinham experimentado na época da confeitaria. Mas, apesar de seus esforços, o lucro diminuiu consideravelmente e os donos quase foram à falência, por não conseguirem quitar as dívidas adquiridas durante a expansão. Decidiram se desfazer do empreendimento antes de fecharem as portas em definitivo.
Um amigo da família -por sinal, um executivo aposentado-, forneceu capital para salvar a confeitaria e depois comprou-a. Ao examinar objetivamente o negócio, ele descobriu que a empresa estava sendo gerenciada por um grupo de pessoas esforçadas, mas ineficientes. "Havia um excesso de produtos sendo comercializados, mas 90% das vendas vinham de 10% deles. Os sócios perdiam dinheiro com os produtos que não tinham saída."
Segundo ele, "os donos poderiam, em vez de trabalhar tanto, ter trabalho com mais inteligência."
(Texto adaptado, baseado no livro de David Niven, "100 Segredos das Pessoas de Sucesso", editora Sextante.)

"As pessoas têm a tendência de achar que, se houver um esforço considerável, o objetivo será alcançado. No entanto, o esforço é um dos fatores menos significativos na obtenção do sucesso. Isto não significa que o esforço não seja necessário. Mas, se for ineficiente, leva rapidamente ao desânimo, mesmo que se empenhem ao máximo."
Schernerk, 1998


Nenhum comentário:

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...