Existem fundamentos para aqueles que almejam conquistar um público cada vez maior e fiel, seja ele físico ou virtual. O público deve ser sempre o alvo principal de todo empreendedor, pois sem ele, de nada adianta um bom ponto, um ambiente agradável ou um serviço diferenciado. Sem o público, nada disso pode sustentar um negócio.
O público é o sucesso ou o fracasso de qualquer empreitada profissional.
Atrair a atenção do público é até fácil... Trabalhoso é conquistá-lo em definitivo. |
1. Ótimo atendimento
Para atingir essa excelência, é necessário muito exercício. Ter uma boa educação ajuda mas não é suficiente. É claro que existem pessoas que possuem de forma natural o dom de se relacionar, mas com a maioria não é assim. Daí a necessidade absolutamente indispensável e permanente do exercício, do treinamento e da reciclagem, para o aperfeiçoamento constante do atendimento.
2. Divulgar, fazer propaganda do que se oferece
Como conquistar mais público se o que você oferece não é conhecido de forma relevante? Mas não podemos esquecer que propaganda dá resultado, desde que ela seja bem feita, que fale do jeito que o público alvo entenda e queira ouvir, e que percorra o caminho de forma objetiva, sem perda de tempo, espaço e dinheiro.
Um exemplo radical, mas claro: de que adianta fazer propaganda à nível nacional, se o que você oferece está limitado ao seu bairro?
3. Autoconfiança e motivação
Fundalmente àquele que se propõe a oferecer algo, é ser capaz de convencer possíveis consumidores através da uma postura segura -não arrogante!- e com motivação. Se você chegar vacilante do que tem a oferecer, certamente já começa a partida com o placar negativo. As pessoas preferem sempre ser atendidas por quem demonstre capacidade de convencê-las e satisfazê-las. Não é apenas uma questão psicológica, mas também de magnetização, de energia. Quem apresenta otimismo, sabe que um empate pode ser encarado como um bom resultado.
Gostar do que faz é a estrutura básica da motivação de qualquer profissional.
4. Conhecimento do que se oferece
A internet oferece cada vez mais informações sobre tudo o que se procura: dados técnicos, explicações, pontos positivos e negativos... mas isso não isenta quem está na linha de frente -num contato muito mais direto- de conhecer o máximo daquilo que apresenta. Vai que o público que você deseja conquistar queira te testar ou ser convencido de forma mais objetiva?
5. Ambiente agradável
Não importa se o negócio é físico ou virtual. Se é um site, um produto, uma proposta, um conceito, uma idéia, um evento, um serviço, o que for. O público tem que se sentir à vontade para acessar a informação e, se for o caso, adquirir o produto. A sensação de bem estar ativa diretamente a atenção, a curiosidade, a aproximação e o envolvimento do público. Isso envolve desde o atendimento até o conforto. Quanto mais se alcança fatores como boa vontade, demontração de disposição, educação, higiene, organização, iluminação,
temperatura, espaço, som adequado, cores, aromas... maior a propabilidade de transformar o curioso em cliente e na sua futura fidelização.
Os sentidos, quando bem atingidos, influenciam objetivamente na decisão do público.
6. Prontidão e disponibilidade
Tem coisa pior que perder tempo procurando algo quando já decidimos o que desejamos? Procurar informações que deveriam encontradas facilmente, ficar esperando para ser atendido... são situações negativas que devem ser absolutamente evitadas. Esteja sempre pronto para atender, responder, vender e resolver, mesmo que nada disso traga o retorno esperado. Em caso de reclamação, a solução deve existir antes do problema. E claro, promessas e prazos devem ser cumpridos. Se você promete responder e-mails em 48 horas, faça-o. Se você agendou um atendimento, cumpra-o sem contar com qualquer previsão de tolerância "aceitável" por parte do público. Se o cliente quer comprar, não perca tempo, não desanime-o, não o faça desistir: esteja pronto para vender.
7. Sinceridade e Honestidade
Aquela coisa de vender gato por lebre nunca fez parte do dicionário de expressões do bom empreendedor, aquele sujeito honesto que deseja conquistar um público cada vez mais fiel e de bom nível pelo seu esforço e profissionalismo. Ainda existe muita gente que trabalha assim mas, no máximo, consegue apenas uma venda por cliente, visto que este, insatisfeito, só voltará a procurá-lo sob intenções duvidosas. É o preço que se paga por trabalhar mal. O público que perde, o faz de forma definitiva, e o que ainda consegue enganar, se torna cada vez mais raro. Por sua vez, é cada vez mais comum encontrar clientes informados. Nâo existe mais público ingênuo quando lhe é exigido meter a mão no bolso.
8. Gentileza
Agradar pela gentileza -desde que sincera, espontânea- é muito fácil. Investir em coisas simples como simpatia e educação conquistam muito mais que o requinte e a sofisticação. Ninguém gosta de frieza, distanciamento, arrogância. Valorize seu cliente. Ofereça sua gentileza de forma que ele se sinta realmente único.
Ser sempre positivo, desejar bom dia, oferecer um café, um doce ou a própria cadeira, responder com atenção e de forma personalizada e-mails e telefonemas, dar atenção à crianças... O que não falta é oportunidade de ser gentil e conquistar pessoas e, possivelmente, novos clientes. E se você já possuir algum funcionário, demonstre, ao lidar com ele, como deseja que ele trate o público. Respeitar não é sinônimo de perda de autoridade, e ter autoridade não é ser autoritário.
9. Conveniência
Dependendo do quanto o empreendimento facilita a vida do público, o segundo se fideliza ao primeiro. "Facilitar" pode ser ter um bom ponto, um bom nome -para ser memorizado. Também é fazer um bom marketing ativo, quando sabe-se que o cliente não tem controle de estoque ou que o mesmo tem dificuldade em organizar-se com tempo, que precisa ser lembrado... Isso significa antecipar-se sem ser inconveniente.
10. Dar atenção, ouvir
Parece algo básico, mas quem já não se estressou sendo mal atendido com displicência? Sinceramente dedique toda sua atenção ao cliente, no momento em que esteja diante dele, com ele ao telefone ou respondendo seu e-mail. Ouça-o de verdade, anote suas reivindicações, críticas, reclamações... Um público carente de atenção sabe reconhecê-la e valorizá-la quando a encontra.
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