Seja Decidido
O que você faz melhor?! Qual a sua maior qualidade?! Em que área tem maior conhecimento?! Faça a sua lista e se concentre em fortalecer seus pontos fortes. Esse é um dos caminhos para que a inspiração apareça com mais frequência e você crie coisas inovadoras. Pessoas (e clientes!) tem a necessidade de encontrar coisas novas e criativas! Dê isso a elas através do seu negócio. Não perca tempo com o pensamento clichê “a grama do meu vizinho é mais verde”. Faça!
Tenha coragem, permita-se
Muitos tem medo de viver novas experiências e das mudanças que elas ocasionam e por isso não buscam o novo. Acabam repetindo velhas fórmulas e isso é bem ruim para quem trabalha com a criatividade. É importante conhecer seus limites. Porém que tal falar mais SIM? Dessa forma você estará abrindo novas portas.
Umas duas semanas atrás publicamos um post procurando crocheteiras/tricoteiras para nos ajudar no ateliê. Recebemos vários e-mails de pessoas animadas com a possibilidade e dizendo que aquilo que elas não soubessem fazer poderiam aprender, que isso não era um problema. Achei fantástico! Gosto muito de pessoas assim, que não tem medo de buscar e aprender aquilo que não sabem, que procuram soluções para o que poderia ser um problema. Elas estavam dizendo SIM não só pra gente, mas pra elas. Também recebi e-mails cheios de condições, com muitos NÃO: não sei, não posso, não vale! Quem conseguirá novas oportunidades para se destacar?
Exercite sua criatividade
Não aposte todas suas fichas em uma única ideia. E se ela não der certo? Com várias ideias e sendo mais maleável no seu jeito de pensar, estando aberto a mudar de opinião, as coisas vão começar a se encaixar e acontecer. Isso é bom não só para o seu negócio, mas para a vida também.
Surpreenda sempre
Está aqui uma das principais coisas que vai fazer você diferenciar dos outros, como pessoa e como negócio. Dê um passo além. Pense nos detalhes, na simplicidade. Surpreenda com um bilhete elogiando um trabalho, um carinho para seus clientes, surpreenda com um produto diferente, surpreenda mostrando um outro ponto de vista. Surpreenda!
Não tenha medo de aprender e reaprender sempre
Muitas vezes os clientes não são pessoas fáceis de lidar, mas tenha simpatia por eles. Vejo pessoas tratando os clientes como seu maior inimigo e falando vários nãos sem sentido e a todo momento. Pense: o seu negócio existiria sem eles? Então seja flexível, escute o que eles tem a dizer, dê retorno e crie uma impressão positiva do seu negócio e de você.
Seja profissional
Cobre um valor justo pelo seu trabalho. Mesmo que não seja uma recompensa financeira, quando se faz uma parceria, por exemplo, certifique-se de que seu trabalho está sendo beneficiado com isso. Só assim as pessoas darão valor ao seu negócio. Ganhar com o seu trabalho não é vergonha, é valorização.
Espero que este texto desperte em você a iniciativa de buscar sua própria receita de sucesso. E mais do que isso, colocá-la em prática, sem perder tempo com coisas que nos prendem no mesmo lugar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário