No blog Ideias e Negócios, você vai encontrar ideias e dicas de empreendimentos de sucesso para inspirar sua coragem e iniciar seu próprio negócio.
"O sucesso só vem antes do trabalho no dicionário."

O Caminho do Relento ao Sucesso

De sem-teto, guardador de carros e vendedor de ferro-velho à designer de fama internacional. Essa é a tragetória do mineiro Roberto Vascon. Das dificuldades que encontrou ao sair do interior de Minas Gerais -como ir para os Estados Unidos com passagem só de ida e dormir nas ruas- ele tirou toda sua criatividade para hoje ter suas bolsas em couro afamadas em todo mundo.
Roberto Vascon já foi vendedor de ferro velho, guardador de carros e fabricante de temperos. Saiu de sua cidade natal, Raposo (em Minas Gerais), e foi para Nova York somente com a passagem de ida. Lá, dormiu nas ruas até fazer bicos e, através deles, conseguir juntar dinheiro para comprar um pedaço de couro e produzir bolsas, que passou a vender em camelôs. Como num conto de fadas, uma editora de moda que passava pela rua, parou, gostou, levou e, através de uma matéria, divulgou as criações de Roberto. Daí, para páginas de outras publicações de sucesso, foi um pulo.
A personalidade simpática e falante não deixa transparescer o quanto batalhou para chegar onde está. Ele é seu próprio talento.

Hoje, Roberto recebe em sua loja, localizada entre a Columbus e a Broadway, clientes como Katleen Turner, Roberta Flack e Aretha Franklin. O designer trabalha com uma equipe de cerca de oito pessoas, mas é ele o responsável pelo corte: “faço questão que essa etapa fique comigo”, diz ele. Em diferentes cores e modelos – desde carteiras de mão em couro metalizado com fechos de strass até bolsas grandes com estampa de onça – as criações de Roberto circulam no Brasil pelas mãos da autora Gloria Perez e da jornalista de moda Regina Martelli, além de Leda Nagle. O toque refinado é o principal diferencial e agrada a diversos estilos.

A abertura de sua primeira loja no Brasil está prevista para junho, no Rio de Janeiro, no Fórum de Ipanema: “adoro o bairro, e acho que o Fórum é uma escolha especial, porque, quando mais novo, trabalhei lá, em uma loja bem pequena... o lugar me traz boas lembranças”, explica Roberto, que, mesmo morando há quinze anos em Nova York, sempre que pode faz questão de vir ao Brasil. “Sou apaixonado pelo meu país, não consigo ficar longe desse astral... pelo menos uma vez ano eu venho. Com a abertura da loja, vai ser ótimo: obrigatoriamente terei que ficar mais por aqui. Não vejo a hora de ver minhas criações sendo usadas no Brasil, quero sair e ver gente andando com minhas bolsas pelas ruas”, completa ele.

Seu segredo está na personificação dos produtos: a cliente pode interferir na criação, escolhendo, dentre a cartela proposta de modelos, as cores e o couro. Já o toque final fica por conta do misticismo: “depois que usar minha bolsa, você vai ver... elas são especiais, eu tenho toda uma relação mística com elas, sou todo ligado a energias”. Eu acredito.



4 comentários:

Anônimo disse...

Entrei no site para saber algo mais sobre Roberto Vascon, pessoa que eu admiro muito. No entanto a informação de que ele é potiguar e natalense não procede. Sua cidade natal é Raposos, Minas Gerais, e não Natal, rio Grande do Norte. Eu é que sou de Natal e me orgulho em saber que foi a cidade brasileira escolhida por Roberto Vascon para sediar a sua primeira loja no Brasil. Por favor, retifiquem a informação de que ele é potiguar a natalense, ok? Obrigada.

Anônimo disse...

Bom saber! Obrigado pela retificação e volte sempre!

F.S. Comunicação disse...

Olá; Ficou muito boa a matéria. Fazemos o blog do Roberto Vascon e gostaríamos de te convidar para conhecer. Nosso site está prestes a entrar no ar, enquanto isso muitas fotos e notas podem ser conferidas nesse Blog.
O endereço é: http://robertovascon.blogspot.com/

E parabéns pela matéria, ficou excelente.

Abraços

F. Sander

Unknown disse...

legal seu trabalho - busco um difenrencial em qualquer area para sobreviver
visite
www.viacomica.blogspot.com

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...