No blog Ideias e Negócios, você vai encontrar ideias e dicas de empreendimentos de sucesso para inspirar sua coragem e iniciar seu próprio negócio.
"O sucesso só vem antes do trabalho no dicionário."

De Feirante à Empresário-Revendedor

É isso mesmo. Trabalhando desde criança na barraca de frangos da família, Marcelo cresceu, se despediu da feira e diversificou seu caminho, agregou serviços e traça seu caminho de sucesso. Sucesso pessoal e profissional, caminhando lado a lado. Nem mesmo o lixo escapou da sua habilidade de criar novas fontes de renda.


“Tínhamos três escolhas: ou bacalhoada, feijoada ou rabada”, lembra a comerciante Izilda Martins Dutra.
Pode ser o almoço de domingo com a grande família ou a viagem dos sonhos do pai para a terra natal. O microempresário Marcelo Martins Dutra faz questão: para cada conquista, um flash.
"Como dizem, a Europa é um lugar lindo, tem uma organização maravilhosa. Mas eu gosto do Brasil. Aqui é a minha terra", ressalta.
O Brasil foi adotado pelo pai de Marcelo há quase meio século. O aposentado Davi Dutra veio de Portugal em busca de trabalho.
Marcelo começou na banca de frango da feira, como o pai. "Comecei pequeno trabalhando na feira", lembra o microempresário.
Foram mais de 20 anos na feira. E uma despedida recente, há pouco mais de um ano. Mas as lições aprendidas naquela labuta vão durar para sempre. "Aprendi o seguinte: se hoje não der certo, amanhã vai dar", conta Marcelo, emocionado.
Desde pequeno, Marcelo aprendeu a enxugar as lágrimas e seguir em frente.
No escritório, ele trabalha como representante comercial, vendendo telefones e rádios. Mas também montou uma loja de roupas para a mãe. E do lixo faz negócio. Nada se perde, tudo vira dinheiro no depósito de sucata.
"Eu procuro focar sempre na melhor das opções que eu tenho, aquela está me dando maior retorno. Se hoje a telefonia está me dando mais retorno, foco nela. Se a reciclagem está dando mais retorno, foco nela. Vou fazendo dessa forma, porque, se você depender só de um negócio e ele não der certo, você acaba sofrendo a consequência do fracasso", explica Marcelo.
No melhor estilo "se vira nos 30", Marcelo ainda revende gás e não abre mão de servir um café da manhã para os catadores de sucata.
Como milhões de brasileiros, Marcelo já enfrentou dificuldades. Ele se preocupa com a crise econômica, já passou momentos de sufoco e, por isso, não é de fazer grandes planos: prefere mesmo é acreditar em cada nova manhã.
"Se eu falar que nunca desanimei, vou estar mentindo. Eu já passei por situações muito difíceis, como não conseguir pagar uma prestação de R$ 500. Se eu não conseguir sair dessa hoje, no dia seguinte eu saio ", acredita.

Um comentário:

Unknown disse...

Fiquei surpreso ao ver minha matéria nesse site, sou o Marcelo, ex feirante. Se precisarem de algo entrem em contato.

Att; Marcelo Dutra.

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...