No blog Ideias e Negócios, você vai encontrar ideias e dicas de empreendimentos de sucesso para inspirar sua coragem e iniciar seu próprio negócio.
"O sucesso só vem antes do trabalho no dicionário."

Sucesso Empresarial em PEQUENAS CIDADES

Muitos empreendedores iniciam suas empreitadas estabelecendo seus negócios em cidades menores, para escapar da concorrência nas capitais e metrópoles.
E há razão para essa decisão: no país, o crescimento dos municípios que possuem de 50 mil a 100 mil habitantes, registram crescimento médio acima de 40% de seu PIB (Produto Interno Bruto) per capita entre 1999 a 2009, segundo o IBGE.
Ainda assim, muitos se perguntam se é possível faturar bem quando a empresa está sediada em um mercado menor. Para a consultora americana Rhonda Abrams, a resposta é positiva, desde que o negócio tenha a perspectiva de crescer para outras praças.
Em um artigo publicado no site do USA Today Small Business, ela lista os cinco passos essenciais para prosperar em cidades pequenas. “É um desafio duro, mas não insuperável”, afirma a colunista.


1 - Pense grande
Por que pensar em servir apenas a vizinhança? Se o produto ou serviço pode ser entregue também em cidades próximas, aumenta-se o raio do público que potencialmente será atendido pela empresa.

Se o negócio não for facilmente transportável – como no caso de um salão de cabeleireiros –, dá para fazer parcerias com empresários de outras cidades para atender a clientes mais distantes uma vez por semana, por exemplo.

2 - Especialize-se
Parece um paradoxo, mas muitas vezes a receita para crescer é fechar o foco. Mirar uma indústria ou grupo demográfico específico pode ajudar a servir a uma área geograficamente maior.
“Uma vez encontrei uma empresa de contabilidade especializada em práticas optometristas que tinha clientes de costa a costa”, diz Abrams.
Para ela, outra boa razão para explorar nichos é ter mais controle sobre preços e, assim, poder cobrar mais que a concorrência não especializada.

3 - Apareça na internet
Quem se expande para outras cidades geralmente vende bastante pela internet. Só que não basta ter um site e um perfil nas redes sociais. É preciso ter habilidade com comércio eletrônico, um bom atendimento ao consumidor, incentivar a colaboração e ter boas ferramentas para compartilhar documentos.

4 - Estruture-se
Servir uma área maior requer mudanças operacionais, como ter licenças para operar em outros estados e baratear o frete. “Não é complicado, mas o empresário terá de providenciar algumas melhorias estruturais”, afirma.

5 - Viaje
Mesmo quem vende muito pela internet precisa, de vez em quando, conhecer consumidores e fornecedores pessoalmente. Por isso, é importante ir a feiras e outros eventos de negócios – e entrar no avião para conhecer importantes clientes.

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