No blog Ideias e Negócios, você vai encontrar ideias e dicas de empreendimentos de sucesso para inspirar sua coragem e iniciar seu próprio negócio.
"O sucesso só vem antes do trabalho no dicionário."

O Pedreiro Maranhense que virou Empresário no Rio de Janeiro

Da vida difícil no Maranhão até virar empresário no Rio de Janeiro. Com muita vontade de querer transformar um sonho em realidade, ele jamais deixou de acreditar que era possível. Sem capital para tanto, uma porta lhe deu acesso à sua vitoriosa caminhada.

Atrás de uma vida mais promissora, o maranhense José Raimundo dos Santos, de 28 anos, chegou ao Rio de Janeiro, em 2002, com planos de montar um negócio. Ex-pedreiro no Nordeste, faltava-lhe capital para iniciar a empreitada no estado. Há três anos, porém, descobriu, enquanto folheava jornais, um projeto social que viabilizaria o antigo sonho. Hoje, José Raimundo tem uma pequena gráfica em Santa Cruz e já pensa em expandi-la.

A ONG Fabricando Empresários foi a responsável pelo início da carreira empreendedora. Por meio de um treinamento baseado em vendas de livros, a instituição prepara pequenos empresários há quatro anos, gratuitamente.
— Aprendi boas técnicas de convencimento e venda — conta José Raimundo.

Sempre motivado pelo desejo de abrir sua própria empresa, ele se destacou nas vendas e foi promovido a instrutor. Na nova função, formou cinco empreendedores, cumprindo a meta estabelecida pela organização para financiamento de novos negócios. Com um empréstimo de R$ 2 mil, Santos pagou três meses de aluguel de um imóvel em Santa Cruz e começou a desenvolver seu projeto de vida.
— Comecei vendendo livros, como na ONG, mas percebi que estava perto do Fórum e da delegacia do bairro. A demanda por serviços gráficos e de informática era muito grande — lembra ele, provando ter um aguçado espírito de empreendedor.

Com o dinheiro conquistado no início do negócio, José Raimundo comprou os equipamentos necessários para montar uma gráfica e pagou o empréstimo concedido pela ONG. Hoje, ele tem uma casa própria em Paciência e emprega duas pessoas, ambas com carteira de trabalho assinada. A meta, agora, é abrir uma filial em Itaguaí.
— O treinamento foi essencial. Aprendi a ter atitude para fazer o negócio crescer — diz José Raimundo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa cacetada

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...