No blog Ideias e Negócios, você vai encontrar ideias e dicas de empreendimentos de sucesso para inspirar sua coragem e iniciar seu próprio negócio.
"O sucesso só vem antes do trabalho no dicionário."

Sua ideia parece ser um bom negócio? Como avaliar se vale a pena tirá-la do papel?


Quando avaliando a possibilidade de tirar uma ideia ou um empreendimento do papel -startup-, a preocupação mais comum é descobrir (de forma antecipada) se vale a pena -ou não- levá-la adiante. Quais seus riscos? Quais suas possibilidade e probabilidades? E quanto mais inovador o projeto, mas latente fica a dúvida. Logo, quanto mais respostas consistentes, quanto maior a qualidade do levantamento de informações -feedback-, mais certeza se tem se o mesmo deve ou não sair do papel.


Para Felipe Lachowski, cofundador da StartupHouse, especialista na criação de negócios, a melhor maneira de encontrar a resposta para esta pergunta é com o cliente.

“Vale a pena tirar a ideia do papel se tem cliente disposto a pagar por isso. É fundamental entender qual é a necessidade do cliente e se a solução proposta a resolve. Quanto mais efetivo for o reconhecimento do projeto, mais vale colocar a ideia em prática”, afirma.

A grande maioria dos projetos não decola justamente porque o criador não procura esse “sinal verde”. E o pior: muitas startups só descobrem que estão no caminho errado tarde demais, quando já lançaram produtos que não vendem.

“Muito provavelmente, este empreendedor não validou sua ideia com o cliente antes de tirá-la do papel”, afirma Lachowski.

Confira algumas dicas para não cometer esse erro e começar sua empreitada com o pé direito:


O cliente sempre tem razão
Esta máxima também vale na hora de desenvolver seu produto. Identifique quem serão seus clientes, e escute-os. ”Não é o empreendedor quem vai montar o produto, e sim o cliente”, diz Lachowski.

Entenda o mercado almejado
Viu uma oportunidade? Então faça uma pesquisa sobre esse universo. Quem faz isso aqui? Quem faz isso lá fora? Qual é o tamanho do mercado? Aonde se pode chegar? Quem são as grandes empresas que se interessariam por isso (potencial parceiro e saída do investimento)?

Substitua o “good to have” por “must to have”
O seu produto deve atender a uma necessidade essencial na vida do cliente, e não solucionar apenas problemas superficiais.

Teste antes de lançar o produto final
Foi a campo e descobriu que vale a pena tirar a ideia do papel? Ótimo, então comece testando seu produto. ”Monte alguma coisa mínima, um MVP (Minimum Viable Product). Não precisa ser algo cheio de funcionalidades, mas faça bem feito e com qualidade”, recomenda o empreendedor. 

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