Você sabe o que é? Sabe se é um bom negócio para quem está à procura de uma renda extra complementar?
Pra começar, é interessante entender que marketing multinível -ou marketing de rede- é uma derivação do sistema de venda direta, onde o produto sai diretamente do depósito da empresa fabricante para a casa do consumidor final, eliminando toda a cadeia de intermediários encontrada no comércio convencional -como logística, sub-locação de revenda, etc- e consequentemente reduz seu custo. A grande vantagem do marketing multinível é justamente sua forma de rede (networking), tornando-o muito mais eficaz, através da indicação de novos associados, por parte dos antigos.
Quando nós compramos um produto seja um desodorante ou uma barra de chocolate, aquilo que realmente consumimos não chega a representar um terço do valor que pagamos. Os dois terço restantes são gastos com material de embalagem , com marketing, com propaganda, com equipe de vendas, com o sistema de distribuição e com todo o pessoal administrativo que não está produzindo e nem vendendo, mas cujo trabalho de suporte é necessário para que a empresa funcione.
Vamos então imaginar uma empresa que tenha uma fábrica e nenhum vendedor. Se ela contar com a ajuda de milhares de pessoas espalhadas pelo Brasil que apenas vendam o produto para o seus vizinhos, tudo o que a fábrica precisa fazer é entregar o produto.
Sem ter que negociar com o supermercados, sem depender de empresas de distribuição e gastando quase nada em propaganda. Aí o custo cai, os vizinhos pagam mais barato e quem vende recebe uma comissão.
Embora isso não seja um carreira profissional, não deixa de ser uma boa alternativa, para quem quiser complementar a renda familiar. Quem estiver interessado pode pesquisar sobre marketing multinível ou marketing de rede na internet. Existem dezenas de opções para todos os gostos. Para começar o negócio, tudo o que a pessoa precisa ter é habilidade para vender e um bom relacionamento com a vizinhança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário