No blog Ideias e Negócios, você vai encontrar ideias e dicas de empreendimentos de sucesso para inspirar sua coragem e iniciar seu próprio negócio.
"O sucesso só vem antes do trabalho no dicionário."

Como ganhar dinheiro no Mercado Livre

Você tem acesso a algum produto "comercializável"? Que tal oferecê-lo no Mercado Livre? Só que a coisa não é tão simples. Mesmo dentro de um dos mais populares sites de venda livre da grande rede, a concorrência é enorme. Logo, ser encontrado e ter um relativo volume de vendas não é fácil. À princípio, é preciso encontrar um ponto chave: o seu diferencial. É através dele que seus futuros prováveis clientes vão te enxergar e consequentemente sua vitrine de produtos.

Não é de hoje oferecer produtos no Mercado Livre, mas tornar-se um empreendedor de sucesso baseando-se nele tem lá seus segredos. Antes de mais nada, é bom estar preparado para ficar sob o fogo cruzado dos consumidores e fornecedores virtuais. Nesta postagem, o depoimento de um veterano que  acertou a mão nesse que é um dos terrenos mais disputados — e democráticos — da internet.

DETERMINAÇÃO
A ShopFastCompras está abrigada no MercadoLivre desde o início de 2006. Os resultados estimularam o dono a abrir um negócio no ano seguinte. Hoje são 40 pedidos por dia

O engenheiro de produção Avimar Lopes Junior, 33 anos, sócio da ShopFastCompany, especializada na venda de computadores, celulares e câmeras no MercadoLivre, recorda-se que a confirmação de que ele estava realmente diante de um negócio lucrativo chegou pelo telefone. Em 2007, após várias tentativas frustradas de entrar em contato com uma consumidora do interior do Sergipe via e-mail, ele resolveu telefonar para ela e sanar um problema: a cliente havia enviado o nome da cidade e da rua, mas faltava o número da residência. Do outro lado da linha, uma voz suave o tranquilizou. A cliente explicou que morava numa região de apenas uma rua. E que a sua casa ficava em frente ao correio. Além disso, seu filho era carteiro do município. “Depois de desligar, eu parei e pensei: se até a senhora que mora em uma cidadezinha remota compra na minha loja virtual, só posso estar no caminho certo.”

SAIBA MAIS
O telefonema coincidiu com o período de crescimento da ShopFastCompras, que Junior administra com o irmão, o engenheiro Haroldo Lopes, 32 anos. Durante o ano de 2006, enquanto os dois ainda estudavam, o site era usado como uma fonte de renda extra. Eles compravam os produtos e revendiam na internet. No início, a estrutura era mínima: “Atendíamos os clientes nas horas vagas, em casa”, lembra Junior. Os dois também penaram para acertar os prazos com os fornecedores. Para as primeiras compras, Junior tomou dinheiro emprestado de amigos e familiares. A administração, contudo, desde sempre foi profissional.

Depois de um ano de trabalho, os resultados animaram a dupla, que formalizou a empresa. As vendas deslancharam. Hoje, são dez funcionários instalados confortavelmente em uma área de cerca de cem metros quadrados. No ano passado, a empresa recebeu 40 pedidos diários, ao tíquete médio de R$ 100:um faturamento de mais de R$1milhão. Para 2010, a meta é alcançar 50 pedidos por dia. Aos novatos, Junior aconselha a ter uma palavra em mente: paciência.

AVIMAR LOPES JÚNIOR
“Minha empresa não trabalha como menor preço. Leva em consideração a estrutura e os custos fixos para calcular o valor dos produtos. Nosso diferencial está no atendimento”

DEPOIMENTO DO CONSUMIDOR
“Sempre presto atenção na qualificação dos vendedores. Fico atento também ao que antigos clientes falam sobre o vendedor. Só compro de empresas com endereço fixo e que oferecem a opção de buscar o produto pessoalmente”
Fernando Guimarães, 32 anos,São Paulo – SP

O QUE ELE VENDE?
Produtos de informática, celulares e câmeras


AS REGRAS DO MUNDO DOS BONS NEGÓCIOS VIRTUAIS
APELIDO – Nada de “Jujubinha”, “Loja do Quinzinho” ou da “Sininho”. Apelidos bizarros ou infantilizados não contribuem para o sucesso no MercadoLivre. Escolha um que transmita seriedade, confiança e profissionalismo.

DESCRIÇÃO – Destaque os diferenciais importantes e escreva o máximo de informações sobre o que pretende vender. Não diversifique os tipos de fontes, cores e tamanhos. Quanto mais fácil de ler, melhor. Capriche na língua portuguesa.

FOTO – Nada de imagens com aspecto amador. Uma boa fotografia é fundamental. Se você não tem como contratar um profissional, opte por fundo branco e boa definição.

TÍTULOS – Bons títulos são capazes de trazer compradores dos mecanismos de busca externo e do próprio MercadoLivre. Pense como um comprador na hora de criar as chamadas dos seus produtos. Evite sinais e muita pontuação. Escreva corretamente e use o máximo de caracteres permitidos.

GUERRA DE PREÇOS – Fuja dela. Muitos dos vendedores do MercadoLivre são pessoas físicas, que não têm os mesmos gastos de uma empresa. Não tente competir. Ofereça diferenciais, como variedade de produtos e pronta entrega.

FRETE INCLUSO – Não deixe o frete assustar seus compradores. Recalcule os preços dos produtos coma taxa de entrega e não cobre por este serviço separadamente. Se o produto custa R$ 100 e o frete R$ 20, anunciá-lo com a taxa de entrega por R$ 115 pode incrementar as vendas.

FORMAS DE PAGAMENTO – Ofereça o maior número possível de opções. Os consumidores preferem pagar com cartão de crédito, mas não limite a sua loja. Ofereça também a possibilidade de fazer transferências e boletos, por exemplo.

BUSCA – Patrocinar os resultados de busca é eficiente para atrair consumidores. Vale a pena apostar no próprio MercadoLivre, que oferece o Mercado Ads, e sites como o Google, através do programa AdWords.

REDES SOCIAIS – Participar de redes sociais como Orkut, Facebook e Twitter, assim como ter um blog ou site próprio, são ótimas ferramentas de divulgação.

E-MAIL MARKETING – Envie uma newsletter para clientes cadastrados com ofertas e promoções. Lembre-se de que o comprador deve autorizar o recebimento.

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