Quanta gente já não pensou ou ainda está pensando em como seria maravilhoso ser dono do próprio nariz? Não ter que dar satisfação a ninguém, acordar e dormir na hora em que quiser...Tudo isso parece um sonho, mas não é. Na verdade, resolver se nascemos para sermos dono ou empregado deve ser a primeira decisão que uma pessoal toma na vida profissional. Ser empregado ou ser dono não é uma questão de escolha, é uma questão de vocação. Ser empregado é bom, ser dono também é. O importante é achar o caminho certo.
Quem nasceu para empregado, gosta de trabalhar em equipe e aceita sugestões numa boa.
Quem nasceu para dono, gosta de tomar as próprias decisões e detesta ouvir palpites.
De cada dez empreendimentos abertos, cinco são por necessidade. São empreendedores que perderam o emprego ou que não gostam do chefe e resolvem abrir um negócio próprio. Sendo que o ideal é aquele empreendimento que se inicia por oportunidade.
Quem nasceu para empregado, aprecia a estabilidade e o salário garantido no fim do mês.
Quem nasceu para dono, gosta de correr riscos.
Importantíssimo no começo de qualquer empreendimento é ter não só o dinheiro para começar mas ter também para o caso de as coisas não funcionarem bem. E geralmente elas não funcional bem de início. De cada cem empreendimentos que são abertos, quase sessenta por cento fecham no primeiro ano.
Quem nasceu para empregado gosta de horários, gosta de planejar o que vai fazer nas férias ou no fim de semana.
Quem nasceu pra ser dono, acha que toda hora é hora de trabalhar, inclusive domingos e feriados.
Muitos acreditam que basta ter o dinheiro para abrir o negócio, uma ideia e o talento, mas não é. Preciso é que se tenha muita técnica (cursos), muita informação (plano de negócios), muita pesquisa de mercado (concorrência), muita disposição e ser otimista sem exagerar. Segundo empreendedores experientes, o conhecimento é a grande chave do sucesso.
Como foi dito mais acima, quando um empregado pensa em trabalhar por conta própria, geralmente o faz pelos motivos errados. Porque não gosta do chefe, não se dá bem com os colegas ou mesmo porquê a empresa não lhe oferece oportunidades. É um erro. É tentar resolver um problema criando outro.
Você ainda está em dúvida? Então é bem possível que você tenha nascido para ser empregado. Quem nasceu para dono, não tem dúvidas. Só tem certezas.
Max Gehringer é administrador de empresas e escritor, autor de diversos livros sobre carreiras e gestão empresarial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário