No blog Ideias e Negócios, você vai encontrar ideias e dicas de empreendimentos de sucesso para inspirar sua coragem e iniciar seu próprio negócio.
"O sucesso só vem antes do trabalho no dicionário."

Você tem idéia do que é ter seu PRÓPRIO NEGÓCIO?

Todo mundo deseja ter seu próprio negócio, mas muita gente não tem idéia do quanto seja difícil concretizar esse sonho e mantê-lo com sucesso. Todos pensam apenas nos benefícios que a tão desejada independência pode oferecer: liberdade, flexibilidade, autonomia, valorização...
Mas do outro lado da balança, existem exigências muitas das vezes pesadas e sacrificantes: compromisso, dedicação, desgaste, conhecimento administrativo, bom-senso... A lista é grande, e quanto mais destes ítens forem alcançados, maior a propabilidade do êxito.
Isso, sem contar a lista do que não se deve fazer.

Sem conhecer o que realmente deseja,
seu sonho pode se tornar um pesadelo.
No Brasil, segundo o SEBRAE, cerca da metade das novas empresas fecha em menos de dois anos. Falta de planejamento e má administração são as principais causas desse fim precoce. Não basta mesmo ter apenas o dinheiro para investir, como pensa geralmente aquele que se aventura no mundo dos empreendimentos. Aliás, a última coisa que deve ser considerada essa empreitada, é uma aventura, ou a simples realização de um sonho.
Negócios são negócios. Há dinheiro envolvido, expectativa, e haverá, em algum momento, sacrifício e estresse. Em média, no Brasil, de cada dez pessoas que investem dinheiro num negócio, seis perdem todo o investimento.
Uma idéia é um passo, o dinheiro para investir, outro, o conhecimento, mais um passo... e assim por diante, passando pela seriedade, autoanálise crítica, etc. É vital reconhecer o terreno por onde se deseja abrir uma trilha. Descobrir se é um terreno que vale à pena o esforço e o investimento, e se não é apenas uma obsessão em se livrar do "jugo" de ser empregado para poder usar o crachá de chefe.
Você vestir e suar a camisa por um negócio que não é seu, não lhe garante que sem exigência e pressão, você fará o mesmo por algo seu, com o mesmo afinco e nível de entrega, infelizmente.

4 comentários:

Prudencio disse...

Muitas coisas são envolvidas na hora de abrirmos nosso negócio, isso é uma grande verdade!
Parabéns pelo blog e pela matéria, gostei muito!!

Prudêncio

http://blogdoprudencio.wordpress.com/
http://www.planejese.com.br/

Flávio P. Reis disse...

Obrigado pela presença e pelo comentário, Prudêncio.
Retribuirei a visita em seus blogs!
Grande abraço e volte sempre!

Rui Ludovino disse...

Muito boas dicas e cheias de razão, não há dúvida que para se ter um negócio de sucesso é preciso tomar os cuidados necessário.

Continue com o bom trabalho.

Tenha um dia fantástico,
Rui Ludovino

Flávio P. Reis disse...

Obrigado, Rui.
Certamente que não basta abrir um negócio: é preciso ter sucesso com ele.
E a ponderação para isso é essencial.
Seu blog também é muito interessante.
Tenha um ótimo dia, grande abraço e volte sempre!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...