No blog Ideias e Negócios, você vai encontrar ideias e dicas de empreendimentos de sucesso para inspirar sua coragem e iniciar seu próprio negócio.
"O sucesso só vem antes do trabalho no dicionário."

Internet torna cada vez mais real o sonho brasileiro do negócio próprio

Não. Este não é mais um dos inúmeros artigos sobre como ganhar dinheiro fácil e de forma milagrosa na internet. A grande rede virtual não é mais um mistério absoluto para a maioria das pessoas e por isso mesmo não cabe mais certas crenças e ingenuidades. Mas é bom entender então o porquê que a internet deu fôlego a um antigo sonho dos brasileiros: ser dono do próprio negócio.

Sim, um sonho antigo mas que hoje apresenta mais chances de se tornar realidade graças justamente às oportunidades oferecidas pela internet e pelo crescimento das mídias sociais (Orkut, Facebook, Twitter, etc). Nos últimos anos proliferaram inúmeros casos de sucesso no ambiente digital, que não se restringiram apenas ao comércio eletrônico.

É possível entrar nesse universo, inicialmente, criando diversos projetos pilotos para serem testados na própria rede. Nesse meio rápido e dinâmico, os próprios internautas dão dicas importantes sobre o que funciona ou não e o que fazer para corrigir rotas. Dependendo do projeto, também é possível atrair a atenção de investidores dispostos a apostar em novas ideias, contar com doações ou ainda obter o auxílio de instituições que apoiam essas iniciativas oferecendo conhecimento, como é o caso do instituto Endeavor, para se firmar de forma independente.

Há vários exemplos de empreendedores, boa parte deles jovens da geração Y que conseguiram ser bem-sucedidos em suas iniciativas na web. Isso porque existem muitos segmentos a serem explorados. Um projeto que deu certo foi o Bloompa, um organizador criado para facilitar, auxiliar e otimizar não só a conversão em compras, mas também o engajamento dos clientes e a construção da marca nas mídias sociais. Há também diversas empresas prestadoras de serviços de marketing na web (otimizações, mídias sociais etc.) e ferramentas que automatizam a gestão dos canais sociais, como a Wildfire, representada no Brasil pela Superare Mídia.

Mas, assim como no mundo real, no virtual não basta ter ser super criativo e inovador. É preciso ter planejamento, foco e um bom plano de negócios, e definir o tipo de atividade que se quer exercer: comércio de produtos ou oferta de serviços, jogos, aplicativos, etc. Ao optar, por exemplo, por uma loja virtual, o empreendedor terá maior chance de sucesso se os produtos oferecidos forem para mercados específicos e ainda não atendidos pelas grandes empresas, com as quais é difícil competir, já que comprando mais, elas conseguem teoricamente preços imbatíveis.

Apesar de os negócios na web requererem investimentos menores do que no mundo físico, mesmo assim é preciso que o site tenha um bom visual, mostrando os produtos ou serviços com a maior clareza possível para o internauta. É preciso também dispor de várias formas de pagamento seguras, nos casos de comércio eletrônico, assim como oferecer bons meios de comunicação imediata, como chat, telefone e e-mail, por meio dos quais seja possível esclarecer dúvidas, solucionar problemas e receber sugestões.

Nenhum comentário:

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...